Descobri Que Sou Intolerante à Lactose, e a Agora?
5/5 - (1 vote)

Sou intolerante à lactose, e a agora?

No início para algumas pessoas, ser intolerante à lactose é simplesmente horrível, eu mesma detestei. Sou apaixonada em alimentar bem e nunca imaginei que isso pode- se acontecer comigo, mas eu passava mal há muitos anos sem saber que era por causa da intolerância a lactose. Mas, mesmo sabendo o motivo eu não gostei de saber que não poderia comer pão de queijo, que adoro, iogurte e o doce de leite que faço que todos comem de joelhos, e agora?!

Já que você chegou neste artigo, você também deve está passando por essa mesma situação. Nos primeiros meses não é fácil, você tem que fazer uma dieta totalmente sem lactose para se desintoxicar, assim regularizando seu organismo. Contudo, é bem difícil quando você adora comer de tudo, eu mesmo fazendo a dieta passei mal por muito tempo, mas minha intolerância é muito forte, pra quem tem uma intolerância leve como de minha filha é bem mais tranquilo.

Agora vou falar um pouco sobre a intolerância à lactose.

Intolerância à lactose

A intolerância a lactose se da pela incapacidade total ou parcial de digerir o açúcar que existe no leite e derivados, isso acontece quando o organismo não produz a quantidade suficiente de enzima lactase.

Que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite e desta forma, causando alguns sintomas desagradáveis, que podem várias de acordo com a quantidade de leite e derivados ingeridos.

Como a intolerância à lactose desenvolve:

Desenvolve-se nas paredes da mucosa do intestino delgado, neste local existem células que produzem, estoca e libera uma enzima digestiva chamada “lactase”, que tem a função de digerir a lactose. No entanto, quando a enzima lactase não cumpre com sua função, a enzima passa a ser fermentada pela flora intestinal e assim produzindo gases e ácidos orgânicos, desta forma a pessoas passa a ter diarreias e perda de líquidos.

Existe em alguns casos de bebês que nascem sem a capacidade de produção de lactase, entretanto, a incapacidade e a baixa produção de lactase podem surgir em qualquer momento da vida ou até mesmo temporária devida algum problema de saúde, como infecção alimentar, doenças celíaca, cirurgias na parte do intestino, desnutrição e entre outros.

Tipos de Intolerância à lactose

Deficiência primária: Essa intolerância é mais comum, qualquer pessoa em qualquer idade pode adquiri-la, ao longo da vida e com tendência de diminuição natural da lactase, conforme o intolerante vai envelhecendo.

Deficiência secundária: Essa intolerância é comum em pessoas que passou por cirurgias ou por causa de alguma doença, desta forma o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária de lactose. Algumas doenças que podem promover a intolerância à lactose, doença celíaca, gastroenterite e a doença de cronh, por exemplo.

Deficiência congênita: Essa intolerância é genética e rara, atinge os recém nascidos e prematuros. A criança já nasce sem a capacidade de produzir enzima lactase.

Sintomas de Intolerante à Lactose

Os sintomas de quem tem intolerância à lactose, vária de pessoa pra pessoa e da quantidade de lactose que é ingerida e também depende do grau de intolerância. Mas, geralmente os sintomas são:

Aumento de ruídos abdominais;

Sensação de inchaço no abdome;

Eliminação de gases;

Náuseas e vômito ás vezes.

Contudo, se a quantidade de leite e derivados for grande, poderá ter diarreia e cólicas.

Mas, comigo acontece um pouco diferente, meu primeiro sintoma sempre é dor de cabeça geralmente dura 3 á 5 dias, ás vezes dores no corpo, mau estar, alteração de humor, já quando como vários alimentos com lactose tenho esses sintomas e os sintomas citados a cima e outros que são raros aparecer como sinusite, rinite alérgica, garganta inflamada e dores na juntas.

Foi só parar de consumir a lactose por meses, que todos esses sintomas sumiram 90 %. Hoje meu consumo com produtos que contém a lactose são raros e desta forma melhorou muito minha saúde.

Quais exames são feitos para diagnosticar intolerância a lactose?

 

Existem três tipos de exames para intolerante à lactose:

Exame de intolerância à lactose– O paciente ingere um líquido rico em lactose, enquanto estiver em jejum. Em seguida, a cada trinta minuto é realizado uma série de exame para verificar a quantidade de açúcar no sangue, determinando a capacidade do paciente em digerir a lactose.

Exame de hidrogênio expirado– Da mesma maneira que o exame anterior é necessário ingerir lactose. Assim após algum tempo, o médico faz uma medição na quantidade de hidrogênio no hálito do paciente, a interpretação desse exame depende da quantidade de hidrogênio encontrado na respiração do paciente.

Medidor de ácidos– Esse exame é mais utilizado em recém- nascidos e crianças. A lactose que não é ingerida produz ácido láctico no organismo, assim podendo identificar os níveis de acidez nas fezes, utiliza um medidor de ácidos.

Eu fiz o exame de intolerância e passei muito mal, assim que ingeri o liquido rico em lactose, passou 5 minutos e já estava passando muito mal, mas minha intolerância é muito alta, já minha filha que fez o mesmo exame não deve tantos efeitos colaterais, a intolerância dela é de 50 %. Mas, recomendo que quando for fazer o exame tire o dia todo para ficar em casa, quem tem intolerância vai ter efeitos colaterais, eu fiquei 20 horas passando mal e não foi bacana, mas cada pessoa tem uma reação diferente. Já teve caso da pessoa que tem baixa intolerância não demostra nenhuma reação adversa.

Tratamento Para Intolerante à Lactose

Primeiramente, é importante você saber que a intolerância à lactose não é uma doença e sim uma disfunção do organismo que pode ser controlada através de uma dieta e medicamentos. Muitas pessoas que tem essa intolerância consegue ter uma vida normal, desde que siga uma dieta especial e evite o consumo de lactose em excesso.

Aqui no Receitas de Família sem Lactose você poderá encontrar várias receitas sem lactose gratuitamente.

O tratamento inicial consiste na suspensão de todos os alimentos que contém leite e derivados, fazendo com que os sintomas desapareçam. Assim com o tempo, seguindo as orientações médicas, esses alimentos passam a ser reintroduzidos na alimentação novamente aos poucos, desta forma podendo determinar a quantidade que organismo irá suportar o consumo de lactose sem ter reações adversas.

No inicio do tratamento não é fácil, mas com o tempo o organismo passa se acostumar com sua nova dieta e assim não sentirá tanta necessidade de consumir produtos que contém lactose.

Mas, existem vários suplementos à base de lactase e leites com baixo teor de lactose que são ótimos aliados para manter os níveis de cálcio no organismo.

Quem pode tomar Enzima  lactase?

As enzimas lactase, podem ser usada por qualquer pessoa que seja intolerante á lactose, mas é necessário que vá ao médico para ter certeza que possa utilizar as enzima, tem algumas pessoas que tem efeitos colaterais com as enzima, que podem ser causados por está utilizando pouca quantidade de enzima ou até mesmo ter algum outro motivo em relação a saúde, tem algumas doenças relacionados ao estômago que os médicos recomendam não utilizar enzima, como por exemplo Síndrome de intestino irritável.

Os fabricantes desses produtos afirmam que não possui nenhuma contraindicação, mas mesmo assim consulte um especialista, para lhe orientar. Assim, poderá explicar qual a quantidade de enzima que você poderá utilizar de início e até mesmo como você pode fazer uma dieta rica em vitaminas e proteínas.

No requisito da dieta sem lactose, você poderá encontra algumas receitas aqui no Receitas de Família sem Lactose. Temos receitas para Almoço ou Jantar, Bolos caseiros, Sorvetes, Aperitivos, Bolinhos fritos, Doces e sobremesas entre outros, todos sem lactose.

Se inscreve no canal Receitas de Família sem Lactose para receber as receitas em primeira mão, não esqueça de ativar o sininho.

Livros de Culinária

Tudo que você precisa para cozinhar

Toalhas de mesa
Panos de prato
Panos de prato
Facas

Recomendado para você

cenoura caramelada

Veja como Decorar o Bolo de Cenoura com Cenoura caramelizada- Super Fácil

Hoje trago uma dica maravilhosa de como decorar seu bolo de cenoura com Cenoura Caramelizada. Essa receita é bem simples e ...
Leia Mais
Gel de brilho de limão

Veja Como Fazer Calda de Brilho de Limão para Decorar Bolos e Tortas

Veja como é simples fazer Calda de Brilho de Limão para decorar bolos e tortas. Essa Calda de limão fica bem ...
Leia Mais
Leite Condensado de Aveia- Vegano

Receita Vegana de Leite Condensado de Aveia- Super Simples

Veja o passo a passo de Como fazer Leite Condensado de Aveia Vegano.Essa receita fica bem cremosa e muito saborosa. Youtube ...
Leia Mais
Creme de Leite Vegano

Receita de Creme de Leite de Aveia Fácil e Barato

Hoje trago uma ótima dica de como fazer Creme de Leite de Aveia Vegano. Essa receita é super simples e fica ...
Leia Mais
Pão de açúcar sem leite

Receita de PÃO DE AÇUCAR Sem Lactose-Passo a Passo

Hoje venho ensinar a fazer um delicioso Pão de Açúcar sem Lactose, essa receita é bem simples de fazer e fica bem fofinho. Aqui em casa esse Pão Doce faz ...
Leia Mais
Suco de limonada

Aprenda a fazer LIMONADA SUÍÇA sem Amargar

Hoje venho compartilhar uma receita que aprendi com minha tia, Limonada Suíça sem Amargar. Essa receita é bem simples de fazer, fica com um sabor incrível e realmente demora muito ...
Leia Mais
Receita de chá de abacaxi

Chá de Casca de Abacaxi e seus Benefícios

Hoje venho ensinar a fazer um delicioso Chá de Casca de Abacaxi essa receita é muito simples e além de ser bem gostoso é rico em benefícios para saúde. -Além ...
Leia Mais
Purê de batata super fácil

Veja como Fazer um Delicioso Purê de Batata sem Lactose

Hoje venho ensinar a fazer Purê de Batata sem Lactose, tem anos que faço para minha minha família. Essa receita de Purê de batata é bem simples, fácil e faz ...
Leia Mais
Receita de suco detox

Suco Detox de Couve com Abacaxi e Limão Que Ajuda Seca Barriga

Hoje venho ensinar a fazer um Suco perfeito para quem está fazendo dieta. O Suco Detox de Couve com Abacaxi é uma ótima opção para substituir o lanche da tarde ...
Leia Mais

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!